Se você está disponível no mercado de trabalho ou buscando por recolocação, fique atento: as empresas ampliaram os requisitos e habilidades que procuram nos profissionais atuais. E isso vem ocorrendo já há alguns anos.

“Mesmo que cada empresa procure por diferentes habilidades, conforme seu negócio de atuação, não é mais suficiente ser um especialista técnico, com domínio de informática e fluência em idiomas”, explica Claudia Pinese Angeli, especialista em recursos humanos, consultora organizacional, mentora e coach.

As qualidades técnicas de uma equipe continuam sendo muito importantes, mas um time emocionalmente estruturado passou a fazer parte das ações estratégicas das empresas. Por isso, as soft skills estão em alta e se referem a um conjunto de qualidades pessoais, hábitos e atitudes que caracterizam o funcionário ideal.

“O serviço de atendimento aos clientes é o ponto principal das empresas que, hoje, estão focadas em encantar e conquistar a fidelidade dos consumidores. Para isso, elas contam com funcionários ágeis, adaptáveis e criativos”, ressalta.

Exercite seus talentos

Para obter resultados, é preciso contar com uma equipe, antes de tudo, humana. Assim, reter talentos com habilidades para criar um clima de trabalho favorável desperta a colaboração entre pessoas e equipes e é decisivo para obter sucesso. 

“Devido à ascensão de equipes de trabalho em grandes organizações, essas habilidades são essenciais para manter o diferencial no ambiente corporativo”, comenta Claudia.

Ficou curioso? Então confira as nove habilidades principais que as empresas estão buscando nos profissionais atualmente.

  • Comunicação: Parece óbvio, mas mesmo as grandes empresas de comunicação têm dificuldades de manter bons diálogos internos e externos. E, se toda empresa é feita de pessoas, profissionais que saibam se comunicar com clareza e, especialmente, honestidade saem na frente.
  • Gestão do tempo: Saber administrar seu tempo é uma das habilidades que mais chamam a atenção das empresas. Essa característica é associada a profissionais comprometidos e reflete organização e respeito com o trabalho dos outros colegas e com os consumidores.
  • Solução de problemas: Quem tem a habilidade de se apropriar das adversidades e resolvê-las com objetividade faz a diferença na equipe. Isso pode ter a ver com dominar, tecnicamente, seu ramo de atuação, mas também com proatividade. Essa característica motiva os colegas e satisfaz os clientes.
  • Flexibilidade e adaptabilidade: Ser humano é ser adaptável. Mas o mercado de trabalho viu surgirem profissionais com cada vez menos capacidade de flexibilidade nas últimas décadas. O motivo disso pode ser o crescimento da capacitação e, consequentemente, o aumento do nível técnico dos funcionários. Por isso, ser tolerante e compreensivo cria um ambiente agradável e acolhedor.   
  • Lidar com pressão: Por mais leve que a rotina possa ser, imprevistos e solicitações de última hora sempre chegam para as equipes. Assim, conseguir manter o ritmo de trabalho mesmo que haja certa pressão é visto com bons olhos pelas empresas, pois demonstra foco e determinação.
  • Trabalho em equipe: Cada dia mais as empresas valorizam as equipes e seus feitos em conjunto. Em função disso, funcionários com habilidades de colaboração e solidariedade se destacam mais.
  • Autoconfiança: Mesmo com o trabalho em equipe sendo valorizado, é importante que você tenha confiança no que faz. Só assim você pode contribuir com os planejamentos e estratégias de crescimento da corporação.
  • Suportar críticas: É impossível agradar ou concordar com todo mundo. Estamos sempre sujeitos a críticas, tanto para fazê-las quanto para recebê-las. Assim, quem leva esses momentos mais na esportiva, de forma leve e como aprendizado para crescer se desenvolver, se sobressai entre os demais.  
  • Atitude positiva: Pensar positivamente é o primeiro passo para dar tudo certo. Mas não é o suficiente. O complemento disso é ter atitudes realmente positivas, que deixem o ambiente de trabalho melhor e mais receptivo.

Como apresentar tudo isso?

Para mostrar para uma empresa que você tem as habilidades acima você pode, em um primeiro momento, usar o currículo como aliado. Uma seção destinada a detalhar seu perfil oferece um panorama do tipo de profissional que você é.

No seu perfil, diferentemente das seções de experiências ou formações, você classifica suas capacidades, tanto técnicas como pessoais, adquiridas com as práticas profissionais. Se você ainda não teve nenhuma vivência no mercado de trabalho, inspire-se nas atividades em grupos e nos exercícios durante seu período de formação escolar.

“Havendo oportunidade de uma entrevista ou de lidar com possíveis empregadores em feiras de carreira ou evento empresariais, você pode aproveitar para demonstrar suas habilidades em uma conversa e até por meio da linguagem corporal”, completa Claudia.

Quem ainda estiver em dúvida pode buscar ajuda em livros e artigos online e com psicólogos, pedagogos e profissionais certificados, como coaches de carreira. Eles facilitam a busca e posicionamento no mercado de trabalho e orientam para alcançar o objetivo proposto.

Você identifica essas habilidades no seu perfil profissional? Comente suas experiências ?

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

infosfaculdade@pecege.com