Em diversos ambientes a pluralidade humana é capaz de gerar conflitos, inclusive quando falamos do ambiente de trabalho. São as relações interpessoais responsáveis por manter o equilíbrio das personalidades e opiniões, gerando um ambiente de baixo conflito.
O relacionamento interpessoal pode surgir da conexão de uma ou mais pessoas de um mesmo círculo, seja familiar, profissional ou social. É com ele também que podemos refletir como as pessoas se tratam e relacionam, além de medir a qualidade desses vínculos.
Colocando o conceito de forma individual, as relações interpessoais favorecem a evolução pessoal e de equipes. Isso significa que as pessoas que praticam esse comportamento podem contribuir coletivamente em projetos de forma mais harmoniosa.
Quando pensamos em ambientes de trabalho e educação, a empatia entre os colaboradores facilita o desenvolvimento de um projeto, aumentando a produtividade e reduzindo conflitos internos.
No trabalho
Imagine uma empresa em que todos os colaboradores praticam as relações interpessoais. Existe um clima positivo entre todos, sem grandes atritos e a produtividade está em alta. Dificilmente esse time apresentará grandes taxas de estresse, falta de harmonia ou atrasos nas entregas.
Nesse sentido, os profissionais são capazes de gerenciar atividades e metas, sejam individuais ou coletivas. Dessa forma eles potencializam o crescimento do próprio trabalho e, consequentemente, dos resultados esperados para a empresa.
Vale lembrar que bons relacionamentos não são benéficos apenas para o projeto desenvolvido por uma equipe. Esse comportamento, quando disseminado, se torna parte da cultura da empresa. Aos poucos surge um padrão organizacional que é referência para as empresas do futuro.
Vale um incentivo
Para criar um espaço em que as relações interpessoais sejam naturalmente praticadas, os funcionários devem sentir que seus esforços e ideias são valorizados.
Deve haver uma abertura para que eles sintam conforto ao sugerir novas estratégias. O papel de um líder nesse momento é trazer incentivo para um ambiente em que todos se respeitam e tratam com cordialidade a opinião dos colegas.
Outro ponto essencial para a harmonia da equipe e aumento da produtividade está na comunicação. Ela não pode ter falhas. Quando uma mensagem não é passada corretamente, maiores são as chances de interferência nas boas relações dos colaboradores.
Para evitar situações conflituosas, vale estabelecer procedimentos claros sobre a troca de informações dentro da empresa. Junto a isso também deve ser disseminada a importância da empatia entre os colegas.
Finalmente, para enfrentar alguns dos desafios que podem atrapalhar as relações interpessoais, algumas dicas pontuais devem ser aplicadas para criar ambientes mais colaborativos, respeitosos e compreensivos.
Confira:
- Exercício do autoconhecimento e engajamento de toda a equipe;
- Comunicação mais empática, em que se ouve mais e se devolve a mensagem de maneira clara, objetiva e aberta ao diálogo;
- Demonstração de interesse pelas pessoas, suas ideias, medos e necessidades;
- Sinalização de boa vontade para ajudar, sempre com educação e prestatividade;
- Postura para assumir erros e corrigi-los o quanto antes;
- Feedbacks constantes, para que todos aprendam a receber e fazer críticas construtivas.
Saiba também como o Dragon Dreaming ajuda a criar projetos bem-sucedidos!