A informação foi disseminada através de diferentes plataformas ao longo do tempo, de manuscritos a modelos de linguagem baseados em inteligência artificial. Este conhecimento, portanto, pode ser encontrado desde em livros acadêmicos até em produções voltadas para o entretenimento, que, quando unida à educação, conhecemos como edutretenimento.
As mudanças tecnológicas e a digitalização de meios de comunicação expandiram a possibilidade de adquirir informação e conhecimento. Essa variedade impactou de forma muito pragmática o dia a dia do ambiente educacional, portanto, é comum que escolas e universidades utilizem filmes, séries, peças de teatro, desenhos, jogos, entre outros, como ferramentas pedagógicas para estimular o aprendizado.
Essa importante transformação permitiu estimular a flexibilidade cognitiva dos receptores de conteúdo, já que exige o desenvolvimento de habilidades de absorver conhecimento através de diferentes meios, e o edutretenimento tem tudo a ver com isso!
Leia mais: Biblioteca Pecege: um recurso valioso para sua graduação!
Edutretenimento e mídia digital
Quando a tecnologia digital atingiu grandes avanços em relação à democratização do acesso, educadores passaram a demonstrar preocupação com o seu impacto durante as aulas. Mas nos últimos anos vimos que essa ferramenta pode ser uma eficiente aliada. E que a mescla de educação e tecnologias da informação pode ser muito bem-vinda.
De acordo com artigo científico de Paulo Henrique Ribeiro Cardozo e Marcos Américo, sobre transmídia, edutretenimento e infotretenimento, a web é um meio que permite a circulação e troca de conteúdos e utilizar esse recurso é permitir que “novas audiências estejam em contato com algo que lhe é diuturnamente familiar, já que o caminho natural para essa troca permanente de informações são os dispositivos móveis”.
Leia mais: Por que se tornar um aluno da Faculdade Pecege?
Características de produtos do edutretenimento
Os conteúdos do edutretenimento têm quatro pilares em comum:
- Envolvimento: estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, que vai além da simples absorção do conteúdo, ou seja, o aprendiz se envolve com o conteúdo e se torna um agente ativo nesse processo de educação.
- Imersão: quando o conteúdo é de qualidade, é possível conseguir azer com que o aprendiz “mergulhe” no assunto e aumentar o engajamento dos alunos ao trabalhar com emoções e estimular o raciocínio.
- Interação: A interação com educadores e colegas de classe é extremamente benéfica para a aprendizagem do aluno, pois possibilita a troca de experiências. Em um mundo altamente conectado, é fácil estabelecer redes de estudantes que aprendem em conjunto e potencializam sua curva de aprendizado.
- Diversão: o edutretenimento se destaca por sua abordagem que coloca a experiência de aprendizagem em primeiro plano, enquanto retira a pressão e a obrigação. Com essa metodologia, aprender se torna uma atividade mais agradável, leve, descontraída e divertida.
Leia mais: Profissional multi-habilidades: você sabe como ser um?
Vantagens do edutretenimento
Como vimos anteriormente, o edutretenimento possibilita abordar assuntos complexos de uma forma lúdica. Por exemplo, um jogo educativo pode ensinar conceitos matemáticos avançados de uma maneira que os alunos considerem divertida.
Além disso, pode ser uma forma de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Filmes e séries que tratem de temas relevantes para o aprendizado podem instigar reflexões e debates em sala de aula.
No entanto, é importante ressaltar que não deve ser visto como uma solução mágica para todos os problemas do ensino. É fundamental que sua utilização aconteça de forma consciente e planejada.
A Faculdade Pecege acompanha as mudanças tecnológicas e busca inovar em suas aulas por meio da utilização dos aparatos disponíveis, portanto, o edutretenimento faz parte de sua graduação. Conheça a Faculdade Pecege e inscreva-se, queremos te acompanhar nesse processo de aprendizado!
Você também pode gostar desses conteúdos: