A formação técnica e a graduação tecnológica são modalidades de ensino voltadas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e práticas em áreas específicas, no entanto, há algumas diferenças significativas entre elas.
Curso técnico: uma opção prática
Escolher uma profissão pode ser desafiador e, com certeza, é uma grande decisão. A formação técnica pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho e uma maneira de testar sua compatibilidade com a profissão escolhida. É uma modalidade educacional que proporciona conhecimentos e habilidades aos estudantes para exercerem atividades profissionais em áreas específicas, por meio de cursos de curta duração.
Os cursos técnicos são uma opção interessante para aqueles que desejam adquirir conhecimentos práticos e específicos em um campo profissional, e buscam uma formação mais rápida e direcionada ao mercado de trabalho. Além disso, eles também podem servir como uma base para aqueles que pretendem continuar seus estudos em níveis superiores, após adquirir alguma experiência na área.
Eles têm como objetivo preparar os estudantes para ingressarem no mercado de trabalho de forma mais rápida e direta, ao fornecer um conjunto de competências práticas e teóricas específicas para desempenhar seu trabalho.
Graduação tecnológica: conexão entre teoria e prática
A graduação tecnológica, por sua vez, é uma modalidade de ensino superior. Embora também se concentre em áreas específicas e, por isso, tenha menor duração em relação ao bacharelado e à licenciatura, ela combina conhecimentos técnicos a uma base teórica e gerencial, com o objetivo de formar profissionais com uma ampla capacidade de compreensão do setor que atuarão. Esses profissionais, portanto, têm uma base teórica sólida, mas com maior ênfase nas habilidades técnicas e na aplicação prática dos conhecimentos.
Leia mais:
Conheça os benefícios de estudar na Faculdade Pecege
As principais características da graduação tecnológica são:
- Especialização: formação mais especializada e direcionada a um campo profissional particular com foco na aplicação dos conhecimentos.
- Curta duração: têm duração média de dois a três anos, podendo variar de acordo com a instituição e o programa.
- Integração entre teoria e prática: incluem uma base teórica sólida para sustentar a aplicação prática dos conhecimentos
- Reconhecimento no mercado: a formação é reconhecida no mercado de acordo com o nível superior, adquirido por meio de diploma.
- Empregabilidade: proporciona aos estudantes boas perspectivas e permite que ingressem no mercado diretamente em suas áreas.
Os cursos tecnólogos têm duração média de dois a três anos e a objetividade adotada na abordagem dos conteúdos permite maximizar a eficiência dos estudos para proporcionar uma formação mais rápida e direcionada ao mercado de trabalho. O tempo de duração é similar ao dos cursos técnicos, no entanto, a graduação proporciona possibilidades de atuação mais amplas, devido ao seu reconhecimento, e essa credibilidade pode ser muito vantajosa na busca por um emprego.
Além disso, o diploma de graduação tecnológica confere ao profissional qualificação de nível superior, permitindo aos formados ocuparem posições de maior responsabilidade, gestão e a continuidade dos estudos em níveis de pós-graduação, para que possam aprofundar seus conhecimentos na área, expandindo, dessa forma, as oportunidades da carreira.
Leia mais:
Quem é o profissional gestor de projetos? – Faculdade Pecege
Expandir horizontes profissionais com conhecimento especializado
Se você tem interesse em atingir seus objetivos profissionais por meio de uma formação sólida, em menos tempo, conheça o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Pecege! Ela oferece infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado, orientação em carreiras, acesso ao Centro de Empreendedorismo e Inovação, entre outros benefícios.
Entre as vantagens oferecidas, a Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais prepara os alunos para atuarem no planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, em organizações de diversos setores, como indústria, comércio e serviços, bem como institutos, centros de pesquisa e instituições de ensino.
Saiba Mais: