O estágio é a entrada do mercado de trabalho para muitos profissionais. É a oportunidade de os estudantes terem a experiência da parte prática das teorias aprendidas nos cursos. E esse é somente um dos benefícios do estágio profissional para a carreira.
Jaqueline Fonseca Martins Cipriano, assistente social do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), explica que os estudantes podem aproveitar o estágio para desenvolver, por exemplo, habilidades profissionais requisitadas pelas empresas.
Como funciona?
Os estudantes que querem estagiar podem se inscrever em programas de estágio das próprias empresas ou buscar intermediadores, como é o CIEE. Em ambos os casos, será firmado um contrato de trabalho determinando se há remuneração, qual o valor e a carga horário, seja diária ou semanal.
No Brasil, o estágio está previsto na lei 11.788, de 2008, que garante o aprimoramento profissional dos estagiários. O estágio é tão importante que, em alguns casos, é obrigatório para conclusão do curso. Mas isso depende da grade curricular de cada instituição de ensino.
Supervisão
Jaqueline ressalta que os estágios precisam de supervisão. “O ideal é que o ambiente prático conte com a orientação de um profissional capacitado, assim como o ambiente acadêmico, que deve ter um professor responsável pelo acompanhamento do estudante”, pontua.
Essa supervisão se enquadra nos benefícios do estágio profissional para a carreira, já que possibilita tanto o desenvolvimento das competências especializadas quanto a vivência teórica para a permanência no mercado de trabalho.
Momento de avaliação
O estágio profissional é o momento ideal para avaliar se você realmente se identifica com a área de interesse escolhida. Jaqueline pondera que cada profissão apresenta suas particularidades, por isso essa inserção no mercado de trabalho é importante para direcionar a carreira.
É no estágio que os estudantes começam a buscar por realização. É a melhor fase – e mais segura, já que se trata, na maioria das vezes, de pessoas iniciando a carreira – para mudar o rumo profissional, se não houver identificação.
Essa primeira colocação dentro de uma empresa impacta diretamente na formação de qualidade do profissional, segundo Jaqueline. “O estágio garante um início de carreira mais assertivo, com mais segurança, já que contribui com a satisfação pessoal e profissional”, explica.
Recolocação no mercado
As pessoas mais experientes, com mais vivência, que estão iniciando ou se recolocando no mercado de trabalho, também podem aproveitar os benefícios do estágio profissional para a carreira.
Afinal, é uma forma de se manter atualizado e adquirir conhecimento mais abrangente da área escolhida. A experiência do estágio é muito completa e extensa e não tem idade máxima para realizar.
Networking
Outros benefícios do estágio profissional para a carreira são o networking e a possibilidade de novos contatos. Estar bem relacionado é importante em todas as fases da vida profissional. Então o estágio é perfeito para começar a colecionar essas influências.
Essa rede pode ser fundamental para auxiliar o seu desenvolvimento profissional e abre muitas portas no mercado de trabalho.
Quem pode estagiar?
O estágio profissional é permitido para:
- estudantes do ensino médio, que tem mais de 16 anos;
- estudantes do ensino técnico;
- estudantes de nível superior.
Que tal começar a considerar os benefícios do estágio profissional para a carreira e conferir algumas dicas da Jaqueline de como iniciar sua vida profissional?
- informe-se sobre as empresas da sua área e seus programas de estágio;
- inscreva-se em instituições que fazem a ponte entre você e a empresa;
- mantenha seu currículo atualizado, mesmo com pouca ou nenhuma experiência profissional.
Você faz ou fez estágio? Conte para a gente sua experiência!