A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades profissionais em um mundo altamente conectado. Seu impacto pode ser observado em diversos âmbitos, configurando novos modelos de organização e novas formas de se relacionar, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Ora promovendo a integração, ora o distanciamento, a influência direta e imediata que ela exerce sobre as dinâmicas de comunicação e consumo é evidente, levando-nos a transpor as barreiras geográficas e gerando oportunidades profissionais a partir de estruturas de colaboração online.
Uma vez que o mercado consumidor está cada vez mais integrado por meio dela, então o mercado de trabalho deve estar preparado para acompanhar essa mudança e suprir as novas necessidades, por isso os benefícios de trabalhar e estudar remotamente têm sido abordados com maior frequência.
Atualmente, a interconexão global por meio da internet favorece o desenvolvimento de atividades de forma online e as ferramentas digitais têm contribuído para transformar radicalmente esse cenário, tornando-o mais eficiente para uma variedade de profissões e setores.
Essa viabilidade permite que as corporações aproveitem talentos de diversas localidades e ampliem as oportunidades de emprego, estendendo-as a candidatos de todo o mundo, de modo que também colabora para a promoção da diversidade e da inclusão.
Como efeito imediato, o trabalho remoto elimina a necessidade de deslocamento, beneficiando colaboradores com a flexibilidade característica desse modelo e proporcionando economia para eles e para as organizações, uma vez que diminui a necessidade de manter estruturas físicas.
Além disso, a descentralização proporcionada por esse modelo pode garantir a sobrevivência dos negócios em situações de crise, uma vez que eles estarão menos sujeitos a condições adversas e problemas estruturais que podem impedir a continuidade das operações. E ainda permite que as empresas expandam sua presença, alcançando mercados internacionais a um custo mais baixo.
Sendo assim, atrair talentos em escala global por meio de processos de recrutamento facilitados, aumentar a satisfação dos colaboradores garantindo maior retenção, engajamento, produtividade e resiliência em situações de crise são apenas algumas das vantagens de um mercado de trabalho mundialmente integrado, potencializado pela tecnologia.
Para alavancar sua jornada profissional e ultrapassar as barreiras geográficas, você pode começar por uma especialização internacional, que te colocará em contato com as possibilidades profissionais da era digital. O curso avançado em Gestão de projetos na Economia Digital é uma oportunidade de desenvolvimento que o PECEGE, em parceria com uma das melhores universidades do mundo: a Universidade de Barcelona, traz até você!